Esse site nasce com o propósito de ser um espaço meu, na internet, feito artesanalmente, pra eu poder jogar tudo que eu quiser aqui dentro.
Tipo aquela gaveta que você joga tudo, sabe? Aquele ingresso de show que você foi em 2011, um atestado médico que você digitalizou pra mandar pro chefe, um arame que você achou pela casa, um brinquedo de cachorro que você tá escondendo.
Essa parte de blog vai servir como um grande diário mesmo ("uau quem diria"). Passei dos 30 tem pouco mais de um mês, mas eu tenho sentido há algum tempo que tô com muita dificuldade de lembrar dos acontecimentos da minha vida, principalmente as coisas que aconteceram depois da pandemia.
Eu não sei se isso é uma sequela do Covid que eu peguei lá em 2021, ou sei lá o quê.
Junto com esse propósito de registro histórico, eu também pretendo usar e melhorar a minha capacidade de escrita, que foi pra puta que pariu desde que eu larguei o Direito. Tenho achado difícil organizar meus pensamentos, principalmente com tanta coisa acontecendo simultaneamente na minha vida e no mundo. Acho que esse formato de diário vai ser um jeito mais divertido pra eu poder tentar desenvolver esses raciocínios.
É muito possível também que esse blog vire um grande depósito de hiperfocos momentâneos que me acometem com certa frequência. Esse blog é, indubitavelmente, um produto de um desses hiperfocos: eu sempre achei muito maneira essa ideia de ter um blog ou um site pra eu poder postar o que eu quiser, da forma que eu quiser, sobre o que eu quiser. E eu sinto que , ainda que não tenha leitores (algo que talvez seja legal de ter, mas que certamente não é um objetivo (até porque, caralho, se eu quisesse leitor eu não estaria programando um blog do zero)), é um espaço talvez melhor pra poder pensar e falar das coisas que eu quiser.
Essa é a versão 0.1 do blog e do site. A ideia é fazer com que esse site eventualmente tenha uma estética mais parecida com aquela dos blogs e sites do final dos anos 90 e início dos anos 2000 (não à toa o site tá hospedado no Neocities), que é uma época muito querida pra mim, onde a internet parecia uma coisa tão maravilhosa.
Obviamente, não posso omitir que a minha principal inspiração pra começar tudo isso foi o site do Vinicius, o vinizinho.net. O Vinicius tem uma trajetória brilhante na internet, que vai desde shitposts no finado Twitter até um projeto muitíssimo foda de preservação digital no seu canal do YouTube. Tive o prazer de ser colega dele na faculdade de Ciência da Computação da UFRJ pelos brevíssimos 3 meses que passei lá antes de vender a minha alma pro Direito.
Se você leu isso aqui, manda um gif bem fudido e feio no comentário do Blueet (tuíte do Bluesky) com o link pra esse texto.
Abcs